Pesquisa Webgráfica - Atividade Circense nas aulas de Educação Física

                  
                                               Livro


Tema: Educação Física Escolar no SESI-SP: o currículo cultural em ação


Referência: 


GOULART, A.A. et al. Educação Física Escolar no SESI-SP:o currículo cultural em ação. 1 ed. São Paulo: SESI-SP EDITORA, 2016.

Teses

Tema: No picadeiro da educação física: o saber circense descortinando uma educação crítico-emancipatória


Referência: 


Resumo:

Palavras-chave: saber circense, educação física critico-emancipatória, Arte-educação;

Link:


Tema: Circo na escola: por uma educação corporal, estética e artística

 

Referência: 

Resumo: 


Palavras-chave: 


Link:



Dissertações



Tema: Atividades circenses possibilidades e perspectivas para a educação física escolar

Referência: Atividades circenses: possibilidades e perspectivas para a educação física escolar / Rodrigo Mallet Duprat. - Campinas, SP: [s.n], 2007.


Resumo: O presente estudo analisou, a partir da ótica sócio-cultural da educação física, o circo como um conteúdo relevante a ser tratado na escola, identificando dentro destes conhecimentos os que realmente podem ser sistematizados e ensinados no âmbito escolar. Para atingir este objetivo foi realizado um levantamento bibliográfico para a obtenção dos fundamentos histórico-críticos e contextualizados das artes circenses, que permita aos professores dar subsídios teóricos a seus alunos, na busca de uma vivência rica em valores e um conhecimento significativo. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, desenvolvida num programa de intervenção de um bimestre, numa escola pública, com alunos de uma sexta série do ensino fundamental. As entrevistas e as aulas foram filmadas em câmera digital e posteriormente analisadas. Ao final das aulas editamos um DVD didático-pedagógico que pode servir como uma referência aos profissionais que busquem incorporar este conhecimento às suas aulas de educação física.


Palavras-chave: Circo; Educação Física Escolar; Pedagogia e Didática.


Link:

http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/274902/1/Duprat_RodrigoMallet_M.pdf

Tema: Atividades circenses na educação física escolar: equilíbrios e desequilíbrios pedagógicos


Referência: Atividades circenses na educação física escolar: equilíbrios e desequilíbrios pedagógicos / Teresa Ontañon Barragan. - Campinas, SP: [s.n], 2012.


Resumo: É notório o aumento do trato das atividades circenses como conteúdo na educação física escolar, dinâmica que pode ser observada igualmente no incremento da produção acadêmica. Tomando como ponto de partida o contexto anunciado anteriormente, o objetivo desta pesquisa consistiu, em primeiro lugar, em analisar “o estado da arte” no que diz respeito à produção acadêmica dedicada ao estudo das atividades circenses no âmbito educativo, particularmente na escola, para, num segundo momento, realizar um estudo de campo descritivo sobre como esta prática vem sendo abordada em duas escolas, uma no Brasil e outra na Espanha. Os resultados confirmam a tendência anunciada, isto é, de que as atividades circenses estão cada vez mais presentes nas aulas de educação física e de que existe um incremento da produção acadêmica sobre este assunto, embora a maior parte dos estudos ainda trate sobre relatos de experiência. Contudo, apesar do aumento da sistematização e da reflexão sobre a pedagogia das atividades circenses, percebemos que os avanços ainda são tímidos frente ao significativo aumento das experiências escolares. Por outra parte, a pesquisa revela como diferentes propostas pedagógicas, tanto na iniciativa privada quanto na pública, podem alcançar resultados expressivos, quer na dimensão conceitual como também na prática das atividades circenses.


Palavras-chave: Atividades Circenses; Educação Física Escolar; Currículo Escolar


Link: 

http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/275025/1/OntanonBarragan_Teresa_M.pdf


Artigos

Tema: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PEDAGOGIA E DIDÁTICA DAS ATIVIDADES CIRCENSES

Referência: MALLET DUPRAT, RODRIGO, COELHO BORTOLETO, MARCO ANTONIO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PEDAGOGIA E DIDÁTICA DAS ATIVIDADES CIRCENSES. Revista Brasileira de Ciências do Esporte [en linea] 2007, 28 (Enero-Sin mes) : [Fecha de consulta: 14 de febrero de 2019] Disponible en:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=401338529012> ISSN 0101-3289 

Resumo: O presente artigo apresenta alguns aspectos da dinâmica histórico-cultural da arte do circo, destacando os acontecimentos que foram fundamentais para sua aproximação à educação física. Nossos argumentos ressaltam as atividades circenses como parte importante da cultura corporal e saem em defesa da sua inclusão nas aulas de educação física escolar. Para ilustrar o processo didático-pedagógico que estamos pesquisando e aplicando, descrevemos diversas atividades malabarísticas que compõem um bloco de oito aulas para alunos de primeira e/ou segunda série do primeiro grau (educação fundamental). Esperamos contribuir para a elaboração de uma pedagogia das atividades circenses e modificar a hegemonia da transmissão oral que ainda é a forma mais usual na propagação desses saberes


Palavras-chave: Circo, educação física, pedagogia, didática.


Link: 

https://www.redalyc.org/pdf/4013/401338529012.pdf

Tema: Abrindo as portas para as atividades circenses na educação física escolar: um relato de experiência

Referência: Pensar a prática, Goiânia, v. 13, p. 1-16, jan./abr. 2010.

Resumo: 

Palavras-chave: Atividades circenses, educação física escolar, circo.


Tema: Artes circenses: acrobacia coletiva como conteúdo da educação física escolar

Referência: Universitas: Ciências da Saúde, Brasília, v. 15, n. 1, p. 1-7, jan./jun. 2017

Resumo: As atividades circenses possuem grande potencial pedagógico dentro da Educação Física escolar. Acrobacia Coletiva é uma modalidade da arte circense em que vivencia-se uma prática corporal lúdica e agente no desenvolvimento da responsabilidade, confiança e compromisso. Este estudo analisou as impressões dos alunos sobre a Acrobacia Coletiva como possível conteúdo nas aulas de Educação Física. 23 alunos do 2º ano do Ensino Médio participaram de aulas de Acrobacia Coletiva nas aulas de Educação Física, respondendo um questionário sobre suas impressões ao final das aulas. 100% dos alunos gostaram de praticar Acrobacia Coletiva e acharam o conteúdo interessante para ser trabalhado durante as aulas. 96% afirmaram ter vontade de participar de mais aulas de Acrobacia Coletiva na escola. O trabalho em equipe foi apontado como o que mais gostaram e nada como o que menos gostaram. A Acrobacia Coletiva mostrou ser um conteúdo interessante e possível de ser trabalhado nas aulas.

Palavras-chave: Atividades Circenses. Circo na Escola. Educação Física Escolar. Acrobacia Coletiva.


Tema: ATIVIDADES CIRCENSES NO ÂMBITO ESCOLAR ENQUANTO MANIFESTAÇÃO DE LUDICIDADE E LAZER

Referência: Motrivivência Ano XXIV, Nº 39, P. 177-185 Dez./2012

Resumo: Esta investigação objetivou inserir as atividades circenses de modo que sejam tratadas como um conteúdo que busca a manifestação do lazer, visando o resgate lúdico no ambiente escolar. Como tema principal o estudo traz o trato do lazer e do lúdico de maneira geral e conceitual, um resgate em relação ao modo como as atividades circenses são desenvolvidas na Educação Física escolar, assim como verificar a relação da Educação Física e o lúdico na escola. Por fim, concluímos que as atividades circenses podem ser tratadas como uma manifestação lúdica de lazer, fazendo uso deste conhecimento dentro ou fora da escola.

Palavras-chave: Lúdico; Lazer; Atividades circenses; Educação Física escolar.


Tema: Educação Física e atividades circenses: "O estado da arte"

Referência: Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 02, p. 149-168, abr/jun de 2012.

Resumo: A Educação Física tem experimentado um exponencial crescimento no trato das atividades circenses como conteúdo programático, com consequente incremento da produção acadêmica. O objetivo deste estudo foi descrever o "estado da arte" no que tange às atividades circenses e à educação física por meio de uma revisão bibliográfica da produção acadêmico-científica nacional e internacional. Os resultados indicam que grande parte dos 95 documentos analisados se apresenta em forma de "manuais didáticos" e "relatos de experiência", com ênfase nos procedimentos técnico-pedagógicos. De modo geral, observamos escassas discussões conceituais e poucos estudos que avançam para além do senso comum e do romantismo pedagógico.

Palavras-chave:  Jogos e brinquedos. Educação Física. Ensino. Revisão.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tainlândia - Fingernail dance

Vídeo Fingernail Dance - Projeto Didático Danças no Mundo